domingo, 26 de setembro de 2010

Alu Patra

Sempre que vamos para Curitiba, precisamos ir comer em um desses dois lugares, ambos apresentados pelo Ricardo, um amigo responsável pelo nosso vegetarianismo: ou no Formosa, que tem o melhor rolinho primavera, ou no Balarama, comida indiana que colocou o alu patra na lista de pratos favoritos. Massa crocante por fora, recheio de batata cremoso por dentro...huuuuum.
Da última vez que almoçamos lá, não tinha alu patra e ficamos na vontade. O jeito foi pesquisar e colocar a mão na massa. A receita que usei, com pequenas alterações, é do blog Lentilhas e deu super certo!

Ingredientes da Massa:
4 xícaras de farinha de trigo
1 copo de farelo de trigo
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de água morna
Sal a gosto

Misture todos os ingredientes em uma bacia e amassar bem. Deixe descansar por15 minutos. Enquanto isso, faça o recheio.

Ingredientes do Recheio:
3 a 4 batatas cozidas e amassadas como um purê (cerca de meio quilo)
1 colher de chá de gengibre fresco picado
3 colheres de gergelim tostado ( se não achar para comprar, aqueça uma frigideira, acrescente o gergelim e mexa até dourar todos os grãos)
3 colheres de côco ralado sem açúcar
Cúrcuma, cominho, curry e sal a gosto
Misture bem todos os ingredientes e reserve.

Abra a massa com um rolo até que ela esteja fina (não muito para não abrir). Cuide para que ela fique em formato retangular para facilitar na hora de rechear.
Acrescente o recheio e arrume com a mão deixando a superfície lisa, cobrindo toda a massa. Enrole como se fosse um rocambole, tomando cuidado para que não sobre espaço entre as camadas.


Em seguida, corte rodelas com espessura de um dedo. Dê uma apertadinha com a mão em cada rodela para garantir que o alu patra não se abra durante a fritura. Frite em óleo quente e coloque para escorrer em papel toalha.


Alu Patra antes...

... e depois de frito. Eu recomendo!

Nenhum comentário: