terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Seitan ao forno



Todo dia uma dúvida ronda essa casa. O que fazer para jantar? Pensando no jantar do dia seguinte, comecei a preparar o seitan na noite anterior, sem saber ao certo o que faria com ele e o que saiu foi essa receita de seitan com batatas ao forno e que ficou bem delícia.




A receita do seitan, ou glúten, é a seguinte:

Meio quilo de farinha de trigo (ou mais ou menos quatro xícaras)
1 xícara e meia de água

Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água.

Depois do molho, lave a massa corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão e uma bacia cheia de água. Assim, você pode mexer com a massa na água sem se preocupar em perder pedaços do seitan. Troque de água com frequência, já que a medida em que se mexe na massa, a água vai ficando branca, por causa do amido. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem do seitan esteja transparente.

Deixe o seitan escorrer e modele conforme o seu desejo. Eu tentei fazer uma uma bolinha bem compacta, pra facilitar na hora de assar e cortar.

Cozinhe o seitan em panela de pressão com água e temperos por cerca de 20 minutos depois que a panela começa a apitar. Para o cozimento, eu usei água, shoyu, cebola, alho, cebola e molho de tomate, tudo no olho, de forma com que a água cubrisse o seitan.


Depois de cozido, armazene o seitan na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até na hora de usá-lo.

Corte batatas em cubos e leve para cozinhar com água e sal, até que elas estejam macias. Em uma assadeira untada com óleo, coloque as batatas e o seitan e regue os ingredientes com o molho do seitan. É interessante fazer alguns furos no seitan, para que o molho seja melhor absorvido. Leve ao forno médio até que as batatas e o seitan estejam dourados. Nhammmm.



6 comentários:

Jordana / Gatodesapato.blogspot.com disse...

salivaaaaa ahhhhh...fome!e essas batatinhas sem-vergonhas! ;)

Natália Moreira disse...

Ahahhahah, sempre tentava fazer batata assada igual a da minha mãe e nunca dava certo. Finalmente descobri que o segredo é o molhinho. Muito boa a combinação!

Dayanne Lima disse...

Quanto de seitan essa quantidade de farinha de trigo rende?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O meu deitam desmancha na hora da lavagem. Estou fazendo algo errado?

Nati disse...

É normal despedaçar na lavagem sim, pq é nessa hora q as outras substâncias vão embora. O que sai na água branca é o q vc não quer, os pedacinhos grudenta que ficam é o glúten. Por isso, faça sempre a lavagem com um escorrdor de macarrão, por exemplo, embaixo.