domingo, 24 de abril de 2011

Seitan com molho de mostarda

Mostarda é vida. E descobri isso graças a Thaty Marcondes, que faz a vida dos vegetarianos (e as dos não vegetarianos também) mais feliz sempre que nos chama para almoçar na casa dela. Ela é responsável por essa receita delícia, que eu tento imitar mas que nunca fica tão boa quanto a dela. Originalmente, a receita é PTS ao molho de mostarda, mas resolvi testar com seitan, para ver como ficava. Tenho que dizer que fica bom, mas com PTS fica muito melhor.


Seitan
A receita básica do seitan está nesta postagem, mas também dá para fazê-lo com farinha de glúten, o que facilita muito a vida da cozinheira. Se você tem a farinha de glúten, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e a granel, é só misturar um copo dela com duas colheres de chá de sal, temperos ( eu uso paprica e cúrcuma), com aproximadamente um copo de água com duas colheres de óleo. Vale lembrar que a quantidade de água na massa influencia na consistência do seitan. Para um seitan mais firme, use menos água (1 copo). Para um seitan mais macio, use mais água (1 copo e meio).

Mistura tudo até formar uma massa uniforme e reparta a massa em duas partes para facilitar o cozimento. Leve para cozinhar em água com 1 colher de extrato de tomate (ou com um tomate picado) e 2 colheres de shoyu por cerca de 40 minutos na panela de pressão ou por 1h20 em uma panela normal. Depois de pronto, fatie como preferir e use normalmente.

Molho de Mostarda
Com o seitan fatiado ou a PTS hidratada em mãos (cerca de duas xícaras) o processo é o mesmo. Para esta parte da receita você vai precisar de:
PTS ou seitan
1 dente de alho picado
1 rodela de cebola picada
2 colheres de creme vegetal
1 caixa de creme de soja (também dá para fazer com leite de soja, caso você prefira)
2 colheres de mostarda (mais ou menos, depende se você gosta do molho mais forte ou mais suave). Eu uso a Mostarda com Ervas Finas da Hemmer

Frite o alho e a cebola no creme vegetal. Adicione o seitan ou a PTS, deixe dourar. Em seguida, acrescente a  mostarda e o creme de soja. Coloque sal a gosto e pronto. Ai ai, a vida é bem melhor depois de experimentar essa delícia!





5 comentários:

Caroline Castro disse...

Sensacional seu blog, Nati! Preciso visitar com mais frequência e seguir essas receitas delícias...

Beijos

Elaine Figueira disse...

Olá adorei esta receita. Gostari de fazer mas não não encontro seitan.

Nati disse...

O seitan pode ser feito com a farinha de glúten, que é vendido em lojas de produtos naturais. Ou então também dá pra fazer ele a partir da farinha de trigo! tem a receita aqui ó :http://cozinhavegana.blogspot.com.br/2011/01/seitan-ao-forno.html

Sandra disse...

Esse Seitan tem super bom aspecto, também costumo fazer o meu e adoro comer com mostarda!! Na eventualidade de terem curiosidade no meu perfil no urlist, tenho compilado imensas listas relacionadas com o veganismo mas tenho quase tudo em inglês, estou neste momento a tentar construir também listas em português. Nesta de bolos: http://urli.st/831-Vegan-Cakes por exemplo já categorizei 205 bolos.

Pepe444 disse...

Deve ser uma delicia. tenho de exprimentar :)

Pedro Costa,
http://cultopelocorpo.blogspot.pt