terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Seitan ao forno






A receita do seitan, ou glúten, é a seguinte:

Meio quilo de farinha de trigo (ou mais ou menos quatro xícaras)
1 xícara e meia de água

Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água.

Depois do molho, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão e uma bacia cheia de água. Assim, você pode mexer com a massa na água sem se preocupar em perder pedaços do seitan. Troque de água com frequência, já que a medida em que se mexe na massa, a água vai ficando branca, por causa do amido. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem do seitan esteja transparente. Demora um pouco, seja persistente, dará certo!

Deixe o seitan escorrer e modele conforme o seu desejo. Eu tentei fazer uma uma bolinha bem compacta, pra facilitar na hora de assar e cortar.

Cozinhe o seitan em panela de pressão com água e temperos por cerca de 20 minutos depois que a panela começa a apitar. Para o cozimento, eu usei água, shoyu, cebola, alho, cebola e molho de tomate, tudo no olho, de forma com que a água cubrisse o seitan.


Depois de cozido, armazene o seitan na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até na hora de usá-lo.

Corte batatas em cubos e leve para cozinhar com água e sal, até que elas estejam macias. Em uma assadeira untada com óleo, coloque as batatas e o seitan e regue os ingredientes com o molho do seitan. É interessante fazer alguns furos no seitan, para que o molho seja melhor absorvido. Leve ao forno médio até que as batatas e o seitan estejam dourados. Nhammmm.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bolo Vegan de Aniversário


Para a massa do bolo usei uma receita de cupcakes veganos da chef vegan Martha Gonzales, que trabalha em um restaurante de São Paulo.

Fiz uma receita e meia e fiz algumas alterações, como menos açúcar, essas coisas. A receita é essa aqui, ó:

1 copo de medidas quase cheio de Farinha
1 copo de medidas quase cheio de Cacau em pó
1 copo de leite de soja
1 copo de açúcar açucar
2 colheres de óleo
1 colher de vinagre branco
1 colher de fermento químico em pó

Modo de fazer:
Primeiro misture todos os ingredientes secos, começando pela farinha. Não esqueça de peneirar a farinha e o cacau para evitar que fique empelotado. Misture bem os dois.
Em uma panela, leve ao fogo o leite de soja e o açúcar. Esquente e mexa até dissolver o açúcar.
Em seguida, coloque o leite com o açúcar em uma bacia. Acrescente o óleo e o vinagre e misture bem até ficar com uma espuminha. Em seguida, vá acrescentando aos poucos a farinha com cacau e bata a massa. Depois que a massa estiver batida, acrescente o fermento em pó e misture sem bater.
Untar uma assadeira com óleo e farinha, despeje a massa e leve o bolo para assar a forno pré-aquecido a 200 graus, mais ou menos.

Recheio
1 pacote de coco ralado seco sem açúcar
1 lata de leite condensado de soja (Olvebra)
Morangos picados

Corte o bolo ao meio. O ideal é que o bolo esteja frio nesta etapa. Misture os dois ingredientes em um recipiente e recheie o bolo. Coloque os morangos e em seguida coloque a metade da massa por cima.

Eu não usei morangos dentro, mas acho que fica melhor já que o recheio é bem doce.


Cobertura
1 barra de chocolate meio-amargo (usei a da Garoto, que não tem leite nos seus ingredientes)
1 caixinha de creme de soja
1 caixa de morango

Rale o chocolate. Leve ao fogo em banho-maria para derreter. Em seguida, vá acrescentando o creme de soja e mexendo até que a mistura fique uniforme.
Cubra o bolo com a ajuda de uma faca e use os morangos para decorar.