terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bolo Vegan de Aniversário


No mês passado foi meu aniversário e eu estava precisando muito de um bolo destes. Todo mundo elogiou e eu achei que ficou bem delícia mesmo. O mais importante é que eu superei meu trauma em relação ao leite condensado de soja da Olvebra, rs. É bom e para mim tem gosto de picolé de leite condensado normal.

Bom, a receita. Para a massa do bolo usei uma receita de cupcakes veganos da chef vegan Martha Gonzales, que trabalha em um restaurante de São Paulo.

Fiz uma receita e meia e fiz algumas alterações, como menos açúcar, essas coisas. A receita é essa aqui, ó:

1 copo de medidas quase cheio de Farinha
1 copo de medidas quase cheio de Cacau em pó
1 copo de leite de soja
1 copo de açúcar açucar
2 colheres de óleo
1 colher de vinagre branco
1 colher de fermento químico em pó

Modo de fazer:
Primeiro misture todos os ingredientes secos, começando pela farinha. Não esqueça de peneirar a farinha e o cacau para evitar que fique empelotado. Misture bem os dois.
Em uma panela, leve ao fogo o leite de soja e o açúcar. Esquente e mexa até dissolver o açúcar.
Em seguida, coloque o leite com o açúcar em uma bacia. Acrescente o óleo e o vinagre e misture bem até ficar com uma espuminha. Em seguida, vá acrescentando aos poucos a farinha com cacau e bata a massa. Depois que a massa estiver batida, acrescente o fermento em pó e misture sem bater.
Untar uma assadeira com óleo e farinha, despeje a massa e leve o bolo para assar a forno pré-aquecido a 200 graus, mais ou menos.

Recheio
1 pacote de coco ralado seco sem açúcar
1 lata de leite condensado de soja (Olvebra)
Morangos picados

Corte o bolo ao meio. O ideal é que o bolo esteja frio nesta etapa. Misture os dois ingredientes em um recipiente e recheie o bolo. Coloque os morangos e em seguida coloque a metade da massa por cima.

Eu não usei morangos dentro, mas acho que fica melhor já que o recheio é bem doce.


Cobertura
1 barra de chocolate meio-amargo (usei a da Garoto, que não tem leite nos seus ingredientes)
1 caixinha de creme de soja
1 caixa de morango

Rale o chocolate. Leve ao fogo em banho-maria para derreter. Em seguida, vá acrescentando o creme de soja e mexendo até que a mistura fique uniforme.
Cubra o bolo com a ajuda de uma faca e use os morangos para decorar.














8 comentários:

Nicolle disse...

Aaaah que delicia essa mesa
Me deu até fome : D

Visitem: http://pedreirovegan.blogspot.com/

Anônimo disse...

Vem cá, esse bolo cresceu deste tanto? Já fiz várias receitas diferentes de bolo inclusive da aula da Martha (exatamente como ensinado) e os bolos crescem,mas muito pouco.Sempre tenho que fazer 2 receitas...Bjo

Natália Eloy disse...

Então, eu não lembro como eu fiz, mas acho que foi uma receita e meia porque eu queria um bolo grande pra cortar e rechear sem problemas. Mas geralmente eles crescem bastante sim!

Isis Maia Bailarina disse...

Adoreei, vou testar no meu niver dia 16/10 c meus amigos do ballet. Obrigada por postar. O q vc fez de salgados?! Estava pensando em fazer um patê q vi com grão de bico c umas torradas de pão integral. Uma coisinha bem simples mesmo... E vou fazer tmb uma salada de frutas. Bju ;)

Nati disse...

Então, eu fui empenhada. Fiz coxinha, esfirras recheadas com tofu e tomate, e de pts, e aqueles canudinhos salgado sabe com recheio de PTS também. Aí tinha berinjela refogada e acho que foi só. Simmm, faz a pastinha de berinjela tb, tipo babaganouch, que fica bem gostoso. Beijo

Marcela disse...

Tem certeza que esse chocolate da garoto não vai leite?
Meu filho tem alergia e proteina do leite, então tenho que tomar muito cuidado com o que eu faço para ele e da ultima vez que vi no pacote desse chocolate constava que pode conter traços de leite.

Nati disse...

No caso de ser alérgico, é melhor não usar. Porque o 'pode conter traços de leite' significa que o chocolate foi feito nas mesmas máquinas que os chocolates com leite. E pode ter algum resquício, que para um alérgico faz toda a diferença. Como eu sou intolerante, compro coisas com traços de leite mesmo assim. No seu caso, acho melhor procurar mesmo por chocolates de soja em casas especializadas ou por alguma marca que fabrique para alérgicos.

Bella Styles disse...

Não há algo que possa substituir o vinagre branco? Não consumo álcool.