A receita do seitan, ou glúten, é a seguinte:
Meio quilo de farinha de trigo (ou mais ou menos quatro xícaras)
1 xícara e meia de água
Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água.
Depois do molho, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão e uma bacia cheia de água. Assim, você pode mexer com a massa na água sem se preocupar em perder pedaços do seitan. Troque de água com frequência, já que a medida em que se mexe na massa, a água vai ficando branca, por causa do amido. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem do seitan esteja transparente. Demora um pouco, seja persistente, dará certo!
Deixe o seitan escorrer e modele conforme o seu desejo. Eu tentei fazer uma uma bolinha bem compacta, pra facilitar na hora de assar e cortar.
Cozinhe o seitan em panela de pressão com água e temperos por cerca de 20 minutos depois que a panela começa a apitar. Para o cozimento, eu usei água, shoyu, cebola, alho, cebola e molho de tomate, tudo no olho, de forma com que a água cubrisse o seitan.
Depois de cozido, armazene o seitan na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até na hora de usá-lo.
Corte batatas em cubos e leve para cozinhar com água e sal, até que elas estejam macias. Em uma assadeira untada com óleo, coloque as batatas e o seitan e regue os ingredientes com o molho do seitan. É interessante fazer alguns furos no seitan, para que o molho seja melhor absorvido. Leve ao forno médio até que as batatas e o seitan estejam dourados. Nhammmm.
9 comentários:
salivaaaaa ahhhhh...fome!e essas batatinhas sem-vergonhas! ;)
Ahahhahah, sempre tentava fazer batata assada igual a da minha mãe e nunca dava certo. Finalmente descobri que o segredo é o molhinho. Muito boa a combinação!
Quanto de seitan essa quantidade de farinha de trigo rende?
O meu deitam desmancha na hora da lavagem. Estou fazendo algo errado?
É normal despedaçar na lavagem sim, pq é nessa hora q as outras substâncias vão embora. O que sai na água branca é o q vc não quer, os pedacinhos grudenta que ficam é o glúten. Por isso, faça sempre a lavagem com um escorrdor de macarrão, por exemplo, embaixo.
Que gracinha! Esse da foto é uma só medida da receita? Bem individual, né?
Acho que vou fazer logo o quilo inteiro da farinha. Obrigada por compartilhar!
Quando desmancha muito é porque a massa ficou muito mole, vc colocou muita água. Para "algutinar" de novo, cubra com água quente e continue lavando.
Olá!
ótima receita, já fiz e fica uma delícia.
Mas, para essa cria vou precisar de uma maior. hehe
Como fica a questão do tempo de cozimento e de forno se eu duplicar (ou triplicar) a receita?
Abraços!
Postar um comentário