sexta-feira, 22 de abril de 2011

Feijoada Vegan

Um evento que consta no nosso calendário é a tradicional feijoada vegetariana do Jeferson, que é realizada há vários anos para comemorar o aniversário do mesmo, no dia 11 de fevereiro, e que cada vez atrai mais convidados. A edição deste ano contou com presenças ilustres vindas de diversas partes do país (ahmm) e estava muito boa, pra variar. O dia não muito quente colaborou para o sucesso da edição 2011 da Tradicional Feijoada do Jeferson. A receita da feijoada eu tinha em um livrinho, que ganhei de alguma marca de PTS. Mas não sei onde ele está e já faz muito tempo que não preciso consultá-lo para fazer a feijoada. Confira, abaixo, a receita dessa delícia.


A quantidade varia de acordo com o número de convidados. Neste ano, havia mais de 15 pesssoas na nossa lista e usei a seguinte medida:

1 quilo e meio de feijão preto
2 cebolas grandes cortadas em cubinhos
5 dentes de alho fatiados
Óleo para fritar os temperos
Cheiro Verde (salsinha e cebolinha)
3 xícaras de PTS grossa já hidratada e sem água
4 cenouras média cortadas em rodelas
4 mandioquinhas salsa cortadas em rodelas
Tempero baiano (cominho, pimenta e outros temperos mais)
Sal a gosto

Para começar, tem que deixar o feijão de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Escorra o feijão e o coloque na panela de pressão com água suficiente para cozinhá-lo (cobrindo os grãos). Cozinhe na pressão contando 15 minutos depois que a panela começar a apitar. Desligue o fogo, espere a pressão sair e reserve.

(Eu não costumava cozinhar o feijão antes já que fazia a feijoada na panela de barro da minha sogra, mas como desta última vez a quantidade de feijão era muito grande, tive que alterar o preparo).

Em uma panela (praticamente um caldeirão, neste caso), frite a cebola e o alho em um pouco de óleo. Acrescente o feijão e deixe cozinhar mais um pouco. Acrescente os legumes e a PTS. Deixe cozinhar mais um pouco, acrescentando água fervente caso seja necessário. Adicione sal e o cominho e espere o caldo engrossar. Quando estiver quase pronta, adicione o cheiro verde picado e misture bem.



Sirva com arroz, couve refogada, farofa e laranja. Nhammmmm.



Nenhum comentário: